sexta-feira, 30 de outubro de 2009

OBRA de remodelação (cont.) e início de novo projecto

Entretanto terminámos o projecto que temos vindo a relatar. Deixamos algumas imagens que mostram além do aspecto geral o contraste que se realizou ao nível do rodapé das fachadas com massas decorativas da Stomix AlfaDEKOR. Estas massas além de garantirem um aspecto interessante contribuem ainda para aumentar a resistência aos impactos nestas zonas obtendo a classificação II.

Faltam ainda realizar alguns pequenos trabalhos finais de fixações mas deixamos aqui um pequeno exemplo que consistiu na fixação das caleiras ao Etics através de buchas adequadas. Apenas como informação complementar existem soluções de fixação para sistemas Etics que suportam até 2.500Kg.



Entretanto demos inicio a nova obra neste caso uma obra nova onde a base será o tijolo. Neste caso, após aplicação de verniz é realizada a colagem com a pasta da Stomix AlfaFIX S2. Iremos trazendo algumas imagens do evoluir da obra.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

OBRA de remodelação (cont.)

Finalmente foi iniciada a fase final que contempla a aplicação dos revestimentos finais. Nos casos das semelhanças foram já pintadas com a cor final tendo sido previamente limpas e aplicado um primário.


Nas paredes de Etics após aplicação do primário inicia-se agora a aplicação de massa à cor (BetaDEKOR). Com uma espessura de 1,5mm, o acabamento em conjunto com os restantes materiais aplicados, confere nas zonas de camada unica de fibra de vidro a categoria III. Nas zonas com dupla fibra de vidro a categoria de resistência mecânica é a I. As categorias de resistência ao impacto estão defenidas na ETAG 04, norma que regulamenta este tipo de sistemas.

Relativamente ao revestimento BetaDEKOR será ainda de acrescentar a sua elevada flexibilidade, a longa resistência ao elementos atmosféricos e influência da radiação UV, o facto de prevenir a entrada de humidade na fachada, ser lavável e possuir aditivos contra o crescimento de algas e fungos.
Traremos mais imagens com o aspecto final da obra.






quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vantagem na térmica do edificio utilizando os sistemas Etics

Enquanto o tempo não nos deixa avançar na obra e continuar a deixar aqui neste espaço o evoluir da aplicação de sistema de Etics achámos por bem exemplificar qual a consequência (boa) do ponto de vista térmico em utilizar uma solução de isolamento térmico pelo exterior.


Conforme se poderá ver pelo exemplo, e se considerarmos uma construção antiga, de parede simples de alvenaria, sem isolamento, com caixilharia metálica simples e vidro simples, o facto de se adicionar pelo exterior 6cm de EPS significará necessitar até menos 58% de energia. Uma poupança significativa.
Facilmente se pode concluir que este tipo de solução de isolamento além de corrigir uma série de patologias na construção (ex: pontes térmicas, condensações, etc) proporcionará uma poupança energética significativa que dependendo dos hábitos do utlizador levará mais ou menos tempo a reaver o investimento.
Além da questão da energia que flui do interior/exterior/interior o comportamento térmico também se apresenta significativamente melhorado contribuindo para uma maior auto regulação da temperatura interior.

domingo, 4 de outubro de 2009

OBRA de remodelação (cont.)

Entretanto foi iniciada a limpeza dos remates de telhado para aplicação do revestimento final. Nestas zonas será ainda aplicado Verniz EH antes da aplicação da tinta final. Esta zona levará tinta da Stomix GamaDEKOR SA que possui excelente acção repelente ao pó, possui aditivos contra a formação de algas, fungos ou bolores além de ser impermeável e ter uma boa permeabilidade ao vapor.

Nas zonas de Etics conforme se pode ver pelas imagens foi aplicado o primário GamaDEKOR HC-4 à cor do revestimento final.
As principais vantagens da utilização do primário antes da aplicação do revestimento final será de tornar a base menos absorvente, aumentar a aderência dos produtos seguintes além de contribuir para manter uma cor mais uniforme em toda a superfície. Outro aspecto que quer queiramos quer não tem importância é o facto de o primário ser à cor contribuindo assim para "disfarçar" qualquer pequeno defeito na aplicação do revestimento final.