Já por diversas vezes ouvimos falar neste tema, seja pelas características, pelos preços ou ainda pelos procedimentos de aplicação da solução.
É precisamente sobre a questão de aplicação que hoje partilho convosco mais uma preocupação nos procedimentos de aplicação. Neste caso falamos da incorporação da fibra de vidro na argamassa de barramento. Conforme disse, incorporação da fibra de vidro, o que pressupõe a aplicação prévia de uma camada de argamassa sobre as placas de poliestireno expandido (EPS) sobre a qual depois será incorporada a fibra de vidro por pressão. Se não estiverem garantidos os 2,8mm (mínimo) de barramento poderá ser aplicada uma segunda camada de argamassa de forma a alcançar os 2,8mm referidos.
Conforme poderão observar na figura a empresa instaladora optou por encostar previamente a fibra de vidro sobre a qual irá aplicar a seguir a argamassa. ERRADO.
Este procedimento não garante a incorporação total da fibra de vidro no barramento além de que não está de acordo com NENHUMA marca que eu conheça.
Porque é feito assim?
Só existe uma razão. Preço.
Muito se tem discutido os preços por aqui de uma solução de Etics e esta imagem mostra muito bem os “truques” que se realizam de forma a diminuir os custos e ir ao encontro do preço que o cliente pretende, quanto mais baixo melhor.
Facilmente perceberão que este mau procedimento além de comprometer o sistema devido à deficiente incorporação da fibra de vidro no material de barramento também leva a que a espessura do barramento não seja a aconselhada pelo fabricante. Consequência: solução mais débil aos impactos.
Depois ouvem-se criticas….
O barramento deverá ser executado com talocha (palustra) dentada de 3mm. Sobre os 3mm de barramento será incorporada a fibra de vidro. Os “babados” que surgirão entre as quadrículas de fibra de vidro servirá para incorporar a face exterior da fibra de vidro. Estarão assim garantidos os 2,8mm de barramento reforçado com fibra de vidro.
Se por qualquer razão os 2,8mm de material de barramento não estiverem presentes poder-se-á aplicar uma segunda camada sobre a 1ª camada NÃO SECA de forma a atingir os 2,8mm.
O ideal será que as quadrículas da fibra de vidro não sejam perceptíveis no barramento.
Para os aplicadores, digamos mais conscienciosos, poderão ainda antes do barramento total com fibra vidro, proceder previamente à aplicação de uma 1ª camada até 1 metro de altura. Ficará assim esta zona com dupla fibra de vidro que fará todo o sentido em zonas sujeitas provavelmente a mais impactos.
É importante que o cliente entenda que não existem milagres apesar da foto no inicio do post ser perto de Fátima ;-)….mas não há milagres. Além do facto de estar a ser usada uma marca de “topo” por uma empresa com cerca de 10 anos de experiência.
Enfim…..