segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Qual o tipo de EPS a utilizar?

O tipo de EPS que se utiliza depende acima de tudo do que consta no certificado de conformidade da marca em questão. O mais lógico será pedir à marca que se vai utilizar a descrição técnica do tipo de EPS a utilizar.
A STOMIX produzindo produtos em conformidade pela ETAG 04 aconselha a utilização de EPS com um factor de permeabilidade ao vapor entre 20 e 40.
O EPS (poliestireno expandido) além de melhorar a resistência térmica da fachada contribuindo assim para a diminuição das necessidades de aquecimento/arrefecimento contribuirá em conjunto com os restantes elementos da solução Etics para o desempenho global da solução.

Além dos valores de condutibilidade térmica do EPS, resistência à compressão, resistência à compressão, entre outros, o factor de difusão ao vapor assume particular importância já que define a resistência à difusão do vapor. Este valor indicar quantas vezes a resistência à difusão é maior do que uma camada de ar com a mesma espessura, em repouso e sujeito às mesmas condições. Nesse sentido importa aplicar EPS que tenha o factor de difusão ao vapor dentro dos valores indicados pelo fabricante dos produtos para Etics.

Convém não esquecer que ao colocar um "casaco" no edifício deverá proporcionar ao edifício que "respire" de forma a que os níveis de vapor de água ( ligados ao conforto) se mantenham em níveis recomendados.

Tipicamente o valor do factor à difusão do vapor deverá oscilar entre 20 e 50 apontando assim pela tabela da ACEPE (Associação Industrial do Poliestireno Expandido) para o EPS60. Ver tabela em http://www.acepe.pt/eps/eps_prop_tabEN.asp.

É um erro optar por EPS com mais densidade para zonas correntes de aplicação do EPS numa tentativa de proporcionar à solução maior resistência ao impacto e a actos de vandalismos. Para as zonas de rodapé poder-se-á aplicar um EPS com valores superiores. Deverá ser a solução (kit) no seu global a proporcionar a resistência adequada seja pela escolha dos materiais de acabamento (massas à cor) seja pela utilização de materiais de reforço (dupla malha fibra vidro).
«Ver Resistência ao Impacto»

Sem comentários:

Enviar um comentário